Harmonização orofacial
Conheça todos os tratamentos de harmonização orofacial que complementam a beleza do seu sorriso
O dentista possui habilidades manuais especiais para fazer procedimentos minuciosos, porque além da anestesia que é um procedimento diário na vida do dentista, afinal, ele não tem uma enfermeira pra aplicar a injeção pra ele, ele trabalha em pequenos detalhes, estruturas dentárias, na gengiva, como também realiza as mais diversas cirurgias. O dentista conhece todos os dentes, todos os nervos, ossos, vasos sanguíneos e músculos faciais, na verdade ele estuda o corpo todo e a especialidade dele é a face! Músculo facial tem basicamente 2 funções, a mastigação e a expressão, tem algum profissional que seja obrigado a entender mais de mastigação do que o dentista? E de músculo de mastigação? Os dentistas cuidam de disfunções de ATM, apneias respiratórias, realizam cirurgias de correção de mandíbula, maxila, em seios nasais. O profissional Buco maxilo facial, tem formação em odontologia, é um dentista que trabalha no centro cirúrgico dos hospitais e qualquer pessoa acidentada com lesões faciais é tratada por ele nos hospitais. Expressão, qual a principal expressão que tem no rosto? O sorriso. E tem algum profissional que entenda mais de sorriso do que o dentista? De boca, de língua, de lábios? E onde eu estou querendo chegar com tudo isso? Hoje na Odontologia moderna, o resultado final de qualquer tratamento, pode ser muito melhor do que o de alguns anos atrás. Antes os dentistas faziam dentes perfeitos e não se preocupavam tanto com a estética, mas hoje em dia o paciente só quer estética, nós também queremos estética. Alguém quer uma restauração prateada ou dourada dentro da boca? Nos concentrávamos dentro da boca e acabamos deixando a parte mais estética para outros profissionais, e os dermatologistas acabaram dominando essa área, porém até mesmo Pitanguy já dizia:
Ninguém chega num profissional e sai de lá igual a Gretchen, isso é a somatória de vários procedimentos que a pessoa vai acumulando ao longo da vida. Isso acontece quando realizados procedimentos irreversíveis, quando vc realiza procedimento em cima de procedimento.
Buscamos a estética e cada vez mais a perfeição, fazemos, próteses, implantes, cirurgias periodontais e também cuidamos da estética facial, porque tudo precisa estar harmonizado.
Por isso, hoje, nossos grandes aliados são o ácido hialurônico e a proteína botulínica. Fazemos preenchimentos faciais com o ácido hialurônico e solucionamos muitos problemas com a proteína botulínica, o famoso Botox. O Botox, muito conhecido por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizado também no tratamento odontológico! Em casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo, dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. Como é que funciona? O Botox age paralisando o músculo que está em hiperfunção, fazendo com que ele volte ao estado de normalidade. É um procedimento extremamente seguro, simples e eficiente, feito em dez minutos com agulha fina, como a usada para aplicar insulina e os pacientes sempre saem muito satisfeitos com o resultado. O envelhecimento da face varia de acordo com cada indivíduo, porém alguns fatores externos, como sol, tabagismo, aceleram este processo fisiológico. Os músculos da face estão bem próximos da pele, com isso, anos de expressões faciais, constantemente pregueando a pele, resultam no desenvolvimento gradual de rugas que a principio aparecem apenas com o movimento, mas mais pra frente, se tornam evidentes mesmo em repouso.
O Botox também ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. É um tratamento que quando indicado, apresenta resultados incríveis. A explicação é simples: quando injetada no músculo a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, o Botox continua com efeito durante o dia… Além disso, o Botox também pode ser aplicado no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM, dor orofacial, cefaléia tensional…
Também é usado em casos de sorriso gengival, ou seja, aquelas pessoas que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso... Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e a pessoa expõe menos gengiva
Deve ser utilizado em protocolo de carga imediata , na verdade é praticamente obrigatório. Para assimetria de sorriso, em mulheres que gostam de subir a ponta da sobrancelha,… Para hiper hidrose, suando a testa, hiper salivação, criança que tem paralisia cerebral que fica salivando em excesso…
Enfim, há uma série de atribuições para o botox.
Entretanto, é importante salientar, que o Botox é um tratamento paliativo, ou seja, se concentra em amenizar os sintomas da doença e dar apoio físico e psicológico ao paciente. Ele tem um tempo de duração de 3 – 6 meses e depois deve ser aplicado novamente.
Preenchedor é um material que vai dar volume em algum lugar, ele vai encher, preencher e pode ser feito com ácido hialurônico. O ácido hialurônico é uma substancia similar a uma que todos nos temos, é uma substancia que fica entre as células e que nosso organismo fabrica e consome comumente. Com o passar do tempo, o nosso organismo não vai repondo da mesma forma que ele vai consumindo, dai os tecidos ficam com menos acido hialuronico, junto com outros fenômenos, o fato de estar com menos acido hialuronico, o tecido vai desidratando e murchando e isso favorece o aspecto de envelhecimento da pele
Quando a gente junta o Botox, com preenchimento, a gente transforma o rosto do paciente, com procedimento simples, extremamente seguros qdo feitos adequadamente.